Licenciado em Educação Especial e Reabilitação, mestre em Educação Especial e doutorado na especialidade de Educação Especial e Reabilitação.
Professor Auxiliar do Departamento de Educação e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
Consultor para a área das Dificuldades de Aprendizagem no Centro para as Perturbações do Desenvolvimento PIN (Progresso Infantil).
Autor dos livros:
– Dificuldades de Aprendizagem Específicas;
– Abordagem Cognitiva da Leitura;
– Dificuldades de Aprendizagem: Fundamentos.
Coautor dos livros:
– Educação Cognitiva e Aprendizagem;
– Programa de Reeducação Cognitiva PASS: Avaliação dos seus Efeitos em Crianças com Dificuldades de aprendizagem.
Autor de vários capítulos de livros e artigos relacionados com temas como: Inteligência,
Aprendizagem, Cognição, Educação Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem, Dificuldades
na Aprendizagem da Leitura, Necessidades Educativas Especiais e outros da especialidade.
Interesses centrados nas questões da Inteligência, Psicologia Cognitiva, Educação Cognitiva,
Aprendizagem da Leitura, Dificuldades de Aprendizagem e Necessidades Educativas
Especiais.
Neste momento, para além da lecionação, é o Coordenador do Mestrado em Educação
Especial da Faculdade de Motricidade Humana, é o Editor da Revista de Educação Especial
e Reabilitação e desenvolve investigação no âmbito da avaliação e intervenção na Leitura e
nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura.