Publicado em Deixe um comentário

BOAS-VINDAS

Caros Colegas,

Renato Paiva

Depois de um ano e meio desafiante em pandemia e de múltiplas adaptações na educação, é um privilégio dar-vos as boas vindas ao II A Criança que não Aprende – Pandemia das “DIS” Ficuldades,

Muito tem sido dito e escrito sobre as consequências que a pandemia do coronavírus poderá ter na evolução das aprendizagens, sobretudo nos anos de base do sistema educativo em as crianças com dificuldades de aprendizagem sintam ainda maior necessidade de um olhar particularmente atento de pais e profissionais.

Os anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021 ficarão na história das nossas escolas como um período conturbado, atípico e prejudicial para muitos alunos e estudantes, em particular aqueles que mais necessitam de apoio.

Mais do que contatar e verificar as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes após o período de pandemia e confinamentos causados pela Covid-19, importa reunir conhecimento e experiências que permitam orientar caminhos para uma prática mais sustentada. Alunos com dificuldades de aprendizagem, sejam elas específicas ou não, terão a necessidade de profissionais e pais melhor preparados para o desafio que se avizinha neste ano de regresso, esperamos todos nós, a uma maior estabilidade e recuperação das aprendizagens.

Temos esperança e convicção que se possa realizar presencialmente no dia 6 de novembro de 2021. A experiência mostrou-nos que, mesmo à distância, continuamos ativos e unidos na defesa de uma Educação de qualidade em benefício da criança, do adolescente e toda a comunidade educativa e assim, se necessário for por imposição, realizaremos este encontro num formato inteiramente digital.

Contamos que, uma vez mais, este nosso encontro seja uma oportunidade para dar a fortalecer o conhecimento científico e prático a nível nacional. Por isso convidamos profissionais de diferentes áreas de todo o país a estarem presentes para que possamos promover a partilha, a entreajuda, a discussão e desta forma possamos tornar mais amplo o nosso conhecimento e melhorar a prática profissional e parental.

Numa época difícil para todos, mas particularmente desafiante para os profissionais de Educação e saúde, com as implicações conhecidas no bem-estar e saúde das crianças, este encontro constituirá um momento de reencontro e renovação de conhecimentos. Esperamos revê-los a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.